Páginas

5 de março de 2008

A arte do Bonsai.



Ao contrário do que muitos pensam a arte do Bonsai não é de origem japonesa mas sim indiana. Existem muitas histórias em relação à origem do Bonsai, que surgiu no Japão há não sei quantos anos ou na China etc... Porém depois de vários estudos, alguns historiadores e apreciadores da arte concluiram que a origem é indiana.
O bonsai, ou melhor dizendo, a técnica do cultivo de árvores em bandeja ( "Vaamantanu Vrikshaadi Vidya" : Vaaman= anão-pequeno; Tanu= corpo ; Vrikshaadi= das árvores; Vidya = ciência ) foi criada, inventada, praticada e transmitida ao mundo oriental pelos antigos indianos, assim como a medicina, a física, a matemática, a geometria, a filosofia, a teosofia e quase todas as artes, incluindo as marciais. ..... Os indianos praticavam ou faziam Bonsai por diferentes motivos, além da contemplação e da arte. Eles praticavam a medicina AyurVedica, onde as cinco partes mais importantes para a cura das enfermidades eram encontradas nas raizes, na casca, nas folhas, nas flores e nos frutos. Devido às enormes distâncias que esses médicos tinham que percorrer e à impossibilidade de carregar um Banyan ou um Tamarindo nas costas, os indianos reduziram as gigantescas árvores medicinais, tornando possível o transporte delas em caravanas, o que garantia medicamentos frescos para seus pacientes."
A arte do bonsai no Japão é um ponto de muita discussão, mas a mais forte corrente acredita que a chegada ocorreu durante a dinastia Yuan, na China, entre os anos 1280 e 1368, quando os dois países fizeram grande intercâmbio. É dessa época, 1309, o "Kasuga-gongen-genki", uma pintura em pergaminho do artista Takashina Takakane que mostra um celebração em frente a um templo budista com um bonsai ao fundo. Esse mesmo quadro é o alvo das controvérsias já que retrata uma paisagem do período Heian, de 794 a 1192, ou seja, os bonsai podem ser mais antigos no Japão do que se presume atualmente. E hoje esta arte é conhecida no mundo todo, e logo quando se fala em bonsai lembra-se do Japão, pois foi lá que o bonsai realmente virou uma arte, onde eles criaram estilos e regras para se fazer tal arte.
Mesmo considerando que a arte do bonsai tem 400 anos, existem originalmente árvores envasadas com até 800 anos de idade.

Um comentário:

  1. Viva a Índia!!!
    Assim como muitas outras culturas que não sao reconhecidas como sendo de lá, o Bonsai é algo muito bonito :)
    So há de ter muita paciencia e cuidado para ter um.
    Beijo

    ResponderExcluir

Comentem =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...