Páginas

25 de fevereiro de 2008

UTOPIA





...do Grego . ou, não + tópos, lugar, lugar que não existe

s. f.,
país ideal em que tudo estaria organizado da melhor forma para a felicidade completa da população (tal como foi idealizado por Thomas More e outros utopistas);
projecção de um futuro ideal;
por ext. quimera, fantasia, concepção irrealizável.

"A concepção da ilha de Utopia está toda enraizada em duas idéias: a não existência da

propriedade privada é a primeira. A segunda é o alcance dos interesses individuais, entendido como apenas viável, se feito através do preenchimento prévio das necessidades coletivas. Esses conceitos são centrais na obra. Todo os outros elementos do funcionamento tanto dos costumes, quanto da cultura, como do governo são diretamente ligados a esses pontos. O autor vê a propriedade privada como a essência das mazelas do homem. Podemos entender como propriedade privada a desigualdade material, e se refere muito mais a propriedade privada como vemos hoje, do que à concentração de riquezas por direito de posse, como no caso da nobreza européia tradicional. Da mesma forma, a necessidade de ver a sociedade como um conjunto e de subordinar os interesses individuais aos coletivos são a única maneira de alcançar prosperidade e progresso. "
[http://www.klepsidra.net/klepsidra5/utopia.html]

Abaixo segue uma música que ao meu ver está bem relacionada a idéias de Utopia, de um cantor e compositor que sonhava com isso e sempre expressava em suas músicas.
John Lennon - Imagine (tradução)
John Lennon
Imagine não haver o paraiso
É fácil se você tentar
Nem inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu

Imagine todas as pessoas
Viver por hoje

Imagine que não há nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só

Imagine que não ha posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo será como um só.








Um comentário:

  1. AI Pam!!
    Idade nova com ideias novas.
    Nada melhor que isso.
    Vou te linkar ao meu blog.Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Comentem =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...